quarta-feira, 28 de março de 2012

Curiosidade


A Egiptóloga Iara Kern escreveu um livro: "De Akhenaton a JK - das pirâmides até Brasília". com a tese de que Brasília tem muita relação com o antigo egito. Eis ai algumas coincidências no livro:

O formato de cruz do mapa de Brasília (chamado de Plano Piloto) é igual ao do pássaro sagrado egípcio Íbis. 


A maior estrutura da cidade, que é o Teatro Nacional de Brasília, tem um formato de pirâmide. A grande pirâmide de Keops é a maior estrutura em pedra do Egito e do mundo. 


O lago artificial Paranoá, em Brasília, foi construído para umedecer o ar semi-árido da cidade. Seu correlativo é o Lago de Moeris, o primeiro lago artificial do mundo, construído para o mesmo propósito. 


O formato do prédio do Conselho Nacional de Pesquisa lembra o Ramsium, um templo construído em homenagem a Rameses II. 


O prédio da CEB (Centrais Elétricas de Brasília) é uma pirâmide de 61 metros e controla todo o fornecimento de energia da cidade. Sakára, uma pirâmide de 61 metros, era um templo usado para armazenar energia cósmica, construído por Iem Hotep, um arquiteto. 


O aniversário de Brasília, no dia 21 de abril, é o único dia do ano em que os raios do sol nascente atingem o H do prédio do Congresso Nacional (o mais alto da cidade) e que os brasilienses têm para contemplar o pôr do sol. 


O Meteoro, uma escultura em mármore de Bruno Giorgi, fica localizado em frente ao Palácio do Itamaraty (relações exteriores) e possui cinco partes representando os cinco continentes. A escultura está em um espelho d'água representando divinamente os três estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. 


A Catedral de Brasília, com suas linhas desafiadoras, possui 16 colunas e, guardando sua entrada subterrânea, estão as estátuas de quatro profetas ­ três à esquerda e uma à direita. Segundo a cabalística judaica, 16 é o número do templo.


Achei super interessante as comparações feitas, já tinha um enorme admiração pelo Egito, agora então tenho mais ainda, quero muito um dia poder conhecer, pois pelas fotos é cada monumento de tirar o folego de tão bonito que é. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre: a  linda e admirável beleza de nossa cidade.


Telma Martes

Nenhum comentário:

Postar um comentário